quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Pirâmides: ou como deixei de acreditar em aliens.

Uma das coisas que mais me fascinavam na minha adolescência eram as pirâmides de Egito, as histórias dos deuses, a ideia de que uma mulher chegou ao poder por ali. Eram tantas referências culturais, alem do mais os deuses eram retratados de maneira bastante estilosa. Até que comecei a ouvir aqui e ali hipóteses de que alienígenas estiveram por lá e deixaram aquilo tudo como legado.

Eu, ainda adolescente, não era difícil de se deixar seduzir por essa ideia, cheguei a ler trechos de 2 livros do Erich von Daniken, mas o livro dessa época que me pegou pelo pé foi um chamado As profecias da Pirâmide de Max Toth, quase não ouço outras pessoas falarem dele.

Neste livro há uma série de tentativas de associar passagens da Grande Pirâmide e suas inscrições com passagens bíblicas, demonstrando que era ali que estava a origem de todo conhecimento humano. Em outras passagens do livro menciona Atlântida como algo que sem sombra de dúvidas existiu. Passei anos pensando nessas ideias como fatos incontestáveis da história. Atlântida existiu, o Egito colonizado por ETs, e as pirâmides como fontes primárias da Bíblia.

Até que depois de algum tempo fui tornando-me uma pessoa mais cética, não necessariamente sobre esse assunto, muitos outros assuntos foram tomando conta da minha agenda intelectual, como Ciências Ocultas, cheguei a frequentar a Ordem Rosacruz, nesta ordem também se falava muito sobre o Egito, sobretudo Akenathon, suposto fundador da Ordem. Mas comecei a perceber que minha situação ali era o começo do meu processo de descobrir-me ateia. Afinal eu estava buscando respostas em lugares diferentes das religiõs tradicionais. Uma ordem secreta é tentador nesse sentido.

Nessa época eu já havia me separado da minha família, estava morando num pensionato de freiras, imagina a situação? Ainda bem que essas freiras tinham uma postura "muderninha", elas apenas gerenciavam aquele espaço que era voltado a alojar moças distantes das suas famílias. Não se metiam na vida das pensionistas.
Lá fiz um monte de amigas, afinal 70 mulheres morando juntas, rolava muito debate, dependendo da área de estudos de cada uma havia sempre uma contribuição de acordo. A sala de TV era essa arena onde a maior parte das conversas se davam. Alem disso tudo, rolava muito intercâmbio de livros entre nós. Até que um desses livros emprestados caiu nas minhas mãos. O livro era Livro de Ouro dos Grandes Mistérios da Antiguidade, Peter James e Nick Thorpe. Nesse livro os autores falam de vários temas, incluindo a possibilidade de personagens como Rei Arthur e Robin Hood terem se baseado em figuras reais e tudo mais.

Como não poderia deixar de faltar, sim, temos pirâmides nesse livro, foi aí que li pela primeira vez uma explicação bastante humana, na escola não conta muito, pois lá eles não entram nos detalhes da engenharia e arquitetura investidas ali. Os autores demonstram a partir de dados como, datação das pedras, análises geológicas, e outros dados que não lembro muto bem que sim, os próprios egípcios construíram aquilo.
Nesse livro os autores aproveitam para atacar as ideias de Erich von Daniken, mostrando que nenhuma comunidade científica o levava a sério com essa história de ETs. Inclusive a explicação que eles dão pro sucesso dessas hipóteses alienígenas na Europa, passa por um conceito racista, afinal é fácil pensar que um povo antigo da África não teria condições de construir nada alem de uma tapera.

Interessante pensar que essa explicação longe de tirar o brilho do povo antigo, acho que aos meus olhos a grandeza daquela civilização só aumentou. Depois fiquei sabendo que o hábito de embalsamar os corpos os dotaram de conhecimentos anatômicos bem abrangentes.

Mas para aqueles que insistem na explicação alienígena, eu só acho que um povo com avanço tecnológico suficiente pra chegar até aqui, provavelmente faria uma construção mais prática, se formos observar as construções modernas, a tendência é cada vez os materiais ficarem mais leves, muito uso de vidro, formas arredondadas. Muitos prédios hoje em dia apostam na assimetria. coisa que seria herética para os povos da antiguidade. Finalmente não há nenhuma razão para pensarmos que o povo egípcio não seria capaz de construir as pirâmides, assim como os maias também puderam construir as suas pirâmides. Para não deixar de mencionar a fabulosa cidade de Machu Pichu nos andes.

De uma certa maneira somos deuses, somos uma espécie super capaz, e vamos valorizar nossas obras, sim, essas obras são nossas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário