segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Criacionismo nas escolas. Pode isso?

Antes de eu responder essa questão, preciso esclarecer que há muito tempo não tenho mais paciência pra discutir política e religião. Mas fico terrivelmente indignada quando esses dois assuntos mexem diretamente com a Educação, bem como a formação de crianças e adolescentes. Sou professora que atua nas áreas de humanas, e mesmo não sendo bióloga repudio frontalmente qualquer tentativa de contrabandear, sim gosto de termos fortes, conteúdo de caráter religioso ou mesmo ideológico nas aulas de ciências. Como é o que o deputado Marco Feliciano ( fiquei arrepiada só de ter que escrever o nome dele) pretende fazer com um projeto de lei.

Mas por que sou contra?

Minha maior preocupação é claro com a Educação, e é evidente que todos sonham com uma Educação de qualidade nas escolas, que é sabido que a Educação é a principal ferramenta que dispomos para o progresso e o desenvolvimento de um país. Basta ver os países de primeiro mundo, eles estão nessa posição não por acaso e sorte, eles estão lá porque investiram em Educação. Simples assim.

Mas seria qualquer Educação? Não, óbvio que não. Na grande parte dessa Educação de qualidade, a que verdadeiramente serve de alavanca para o desenvolvimento, esta a ênfase no conhecimento científico e tecnológico, já que são esses conhecimentos que geram recursos para que um país seja efetivamente independente. Se fôssemos pródigos nesses conhecimentos, muito provavelmente, não teríamos que importar smartphones do exterior, teríamos condições de produzir essa tecnologia aqui mesmo. Até mesmo a agricultura, que é nossa principal fonte de riquezas, depende de grande conhecimento científico para produzir alimentos. Não é possível atender a uma demanda de milhões de habitantes aqui no país, e bilhões pelo mundo, com agricultura primitiva, precisamos de cada vez mais máquinas pra dar conta de todo o processo, desde o plantio até a colheita e posteriormente a distribuição.

Simplesmente não dá pra colocar criacionismo e ciências no mesmo patamar, não estão, ainda mais quando pensamos no quanto estamos atrasados, os índices internacionais estão há anos nos colocando entre os últimos colocados em Educação. E conhecimento científico esta entre os fatores avaliados nas provas. Como os alunos poderão competir assim? Com os conteúdos cheios de ambiguidades? Até mesmo para a questão ambiental temos que investir pesado em ciências, veja o que esta acontecendo aqui no Estado de São Paulo, onde moro. Temos uma seca, ao que parece, das piores em décadas. Tivéssemos uma população mais bem educada e preparada, mais sensível aos problemas ambientais e mais estrutura pra lidar com isso tudo.

Espero que com esse texto eu possa contribuir de alguma maneira com essa questão. Não fiz uma crítica clara ao projeto, mostrando onde ele esta errado, preferi focar na importância do conhecimento científico para a sociedade. Minha preocupação sempre será com a Educação. E só acredito numa Educação se ela trouxer uma sociedade melhor, menos injusta, e que nos traga ferramentas para o desenvolvimento do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário